Grãos integrais podem fazer parte do seu cardápio

É possível que você sempre ouça por aí que os grãos integrais são muito melhores para a saúde do que os tradicionais. Mas, afinal, você sabe por que eles ganharam tanta evidência?

Para começar, eles possuem muito mais fibras e apresentam propriedades funcionais que ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares. Por isso, a American Heart Association (AHA) indica o consumo de folhas, legumes frutas e grãos integrais – alimentos ricos em fibras alimentares e antioxidantes – que atuam na prevenção e controle das doenças coronárias.

Incluir grãos integrais no seu cardápio diário é uma tarefa bem mais simples do que parece. Tem mais a ver com mudança de hábito do que com praticidade. Para reformular o cardápio e colocar grãos integrais na sua alimentação, comece substituindo os grãos que você já consome por seus equivalentes integrais. Veja como é simples e fácil.

– Troque o pão branco pelo pão integral;
– Substitua o arroz branco pelo integral;
– Nas receitas, use farinha integral ao invés da farinha branca;
– Prefira sempre os biscoitos integrais.

 

E para ajudar você a mudar de vez os hábitos, a Casamora fez uma lista com seis grãos integrais que você encontra com facilidade para você incorporar no seu prato. Veja só:

Aveia: além de ser uma delícia, é versátil e pode ser utilizada em várias receitas e para acompanhar diversos alimentos. Ela ajuda a regular a glicose no sangue e tem um alto valor energético.

Arroz integral: não existe nada mais fácil que substituir o arroz branco pelo arroz integral no seu cardápio. O preparo é exatamente igual e, para quem almoça fora, tem em qualquer restaurante.

Cevada: rica em vitaminas B1 e B2, é fonte de magnésio e zinco que ajudam na absorção de lipídios que prejudicam o intestino e também combate níveis elevados de triglicerídios.

Centeio: pode ser usado para controle do colesterol evitando a acumulação nas artérias do coração. Apesar de possuir baixas calorias, tem um nível elevado de nutrientes.

Milho: a principal vantagem do milho é que seus carboidratos realizam uma lenta absorção. Por isso, pode ser usado como uma excelente fonte de energia.

Trigo sarraceno: é rico em minerais como magnésio e ferro que garantem uma boa saúde do sangue. Além disso, tem baixo índice glicêmico, que ajuda a manter os açúcares em um nível estável.

Gostou de nossas dicas sobre grãos integrais? Deixe seu comentário e confira mais algumas dicas com a Casamora.