Como escolher a panela ideal para a sua receita?

Quando sua cozinha está precisando panelas e você precisa ir às compras – seja em uma loja física ou mesmo na internet – você já deve ter reparado na quantidade enorme de opções que existem. São panelas das mais diversas cores, formatos, tamanhos e materiais. Entre tantas opções, como escolher a panela ideal para a sua receita?

E é justamente sobre os materiais em que as panelas são fabricadas que nós vamos conversar hoje. Fazendo uma pesquisa rápida, você percebe que os materiais mais comuns das panelas são inox, alumínio, cerâmica e ferro. Tá, mas por que essa variedade? É apenas uma questão de estilo?

Muita gente acaba escolhendo o tipo do material por uma questão estética, de aparência. Alguns acham as panelas de ferro fundido mais bonitas, outros preferem o brilho inconfundível do aço inox. A verdade é que, na prática, existem diferenças nas características de cocção de cada uma delas. Ou seja, o material interfere diretamente do preparo do alimento. Então vamos lá, entender essa história direitinho.

Panelas de cerâmica

Além da facilidade limpar (que já é um grande atrativo para a maioria das pessoas), as panelas de cerâmica são antiaderentes e conservam muito bem o calor. Mas o principal diferencial está no fato de ela ser atóxica, ou seja, não liberal nenhuma substância tóxica. A panela pode ser toda em cerâmica ou ter apenas o revestimento neste material.

Vantagens: antiaderente | atóxica | fácil de limpar | conserva o calor

Panelas de alumínio

A maior vantagem das panelas de alumínio é que elas costumam ter um preço mais acessível. Entretanto, possuem uma vida útil menor e devem ser trocadas com mais frequência. Outra característica das panelas de alumíno é que elas aquecem os alimentos com mais rapidez e são leves. Mas evite preparar molhos ácidos porque pode haver risco de contaminação por conta do alumínio.

Vantagens: aquece rápido | melhor preço | leve e fácil de manusear

como escolher a panela ideal para a sua receita Como escolher a panela ideal para a sua receita? panela antiaderente natural roichen aluminio ceramica azul 18cm 451 3 20170811142305

Panela de cerâmica

como escolher a panela ideal para a sua receita Como escolher a panela ideal para a sua receita? panela de ferro fundido staub cereja servida na mesa 3

Panela de ferro

Panelas de aço inox

As panelas em aço inox impressionam pela beleza. Os diferenciais são que ela não enferruja, é fácil de limpar e distribui o calor de maneira uniforme. Entretanto, não é recomendado utilizá-las para fritura e nem para o preparo de alimentos ricos em enxofre (brócolis, cebola, couve-flor e repolho) porque pode haver uma migração muito alta de níquel para o alimento.

Vantagens: fácil de limpar | não enferruja | distribuição uniforme do calor

Panelas de ferro

As panelas de ferro são um verdadeiro clássico. Robustas e pesadas, parecem deixar aquele feijão muito mais saboroso. E sim, o tipo de panela interfere no sabor do alimento. As panelas de ferro, por exemplo, liberam esse mineral na comida durante o preparo e acabam colaborando com pessoas que não consomem alimentos ricos em ferro, como é o caso de alguns vegetarianos, uma vez que a carne é fonte de ferro.

Vantagens: durável | mantém o calor | liberam ferro nos alimentos

Na Casamora, você encontra uma grande variedade de panelas, de todos os materiais que citamos acima. Agora que você já sabe como escolher a panela ideal para a sua receita, entre em nosso site e escolha aquelas que melhor atendem as suas necessidades.

Como escolher a panela ideal para a sua receita? - Casamora Brasil como escolher a panela ideal para a sua receita Como escolher a panela ideal para a sua receita? casamora