Como Arrumar uma Mesa para Jantar com Convidados

Receber convidados em casa é um experiência muito agradável. A conversa descontraída, a mesa farta e as ótimas histórias que surgem nesses momentos fazem tudo valer a pena. Inclusive o trabalho de organizar um jantar assim. Porém, muitos anfitriões ficam na dúvida sobre como arrumar uma mesa para jantar com convidados, de uma forma adequada.

A primeira coisa que se deve saber é que existem algumas etiquetas quanto a isso, mas nada é uma regra que não possa ser mudada. Até porque a arrumação da mesa depende de algumas variáveis como o cardápio que será servido, o tipo de jantar (formal ou informal) e até o tamanho da mesa.

Para jantares informais

Nas ocasiões mais informais, você tem mais liberdade para montar a mesa. Afinal, aqui o objetivo não é impressionar, mas deixar tudo mais prático e confortável. Além do que os cardápios para jantares assim costumam ser menos elaborados e não exigem tantos pratos, talheres e utensílios.

O mais importante é que esteja tudo à mão e você não precise sair da conversa para providenciar guardanapos ou copos que faltaram. Mesmo sendo informal, não esqueça de providenciar uma decoração. Velas e um vaso com flores do campo já dão conta do recado e demonstram que você se dedicou para receber bem os convidados.

Para jantares formais

Para esses casos, você vai precisar ser mais rigoroso e atento aos detalhes. Nesses jantares, normalmente são servidas entradas, sopas, saladas, prato principal e sobremesa. E a variedade de bebidas também é maior. Por isso, os pratos, copos e talheres precisam estar de acordo com esse menu.

Taças

Normalmente, são dispostos 4 tipos diferentes de taças, sendo elas para: vinho tinto, vinho branco, água e espumante. E lembre-se, organize sempre da esquerda para direita e da maior para a menor. Não tem como errar.

Pratos e talheres

Leve em consideração quantos pratos serão servidos. Veja tudo o que você pode precisar:

  • Prato e talheres para entradas (inclusive faca para queijos, se houver)
  • Prato e faca para pão
  • Prato fundo para sopa
  • Prato para o prato principal
  • Facas e garfos (carne, peixe e demais pratos)
  • Colher (caso seja servido spaghetti)
  • Prato e talheres para a sobremesa
  • Xícaras e cálices para café ou licores

Como Arrumar uma Mesa para Jantar com Convidados como arrumar uma mesa para jantar com convidados Como Arrumar uma Mesa para Jantar com Convidados como arrumar mesa

Com essas dicas de Como Arrumar uma Mesa para Jantar com Convidados, com certeza, você vai impressionar a todos. E se tiver faltando qualquer coisa para sua casa, acesse nossa loja e encontre tudo o que precisa. Na Casamora Brasil você encontra tudo o que você precisa com mais praticidade e comodidade.